Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis

Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis

Comida para o frio

Estamos na estação do ano que cheira a castanhas assadas e sabe ao conforto de uma sopa quente. É também nesta estação que muitos notam uma diminuição das defesas do organismo. Um corpo bem nutrido é também um corpo mais capaz e resistente. Como tal, deve ter alguns cuidados:

Privilegie a ingestão de gorduras essenciais – faça pelo menos duas refeições por semana com peixe gordo (salmão, cavala, atum, sardinha). Ingira diariamente uma chávena de café de frutos secos gordos (noz, amêndoa, avelã, caju). Além de serem ricos nestas gorduras, são ricos também em selénio, magnésio e zinco.

Opte por fruta da época, como a romã, o dióspiro, a laranja, ricas em carotenóides, flavonoides e vitamina C, outros nutrientes importantes para o sistema imunitário. Pode abusar da abóbora para a base da sopa, assada no forno com ervas aromáticas, ou até com canela para uma versão mais adocicada. 

Para manter uma boa saúde do intestino, ingira frutas e legumes diariamente, beba bastante água e mexa- -se. Consuma probióticos e prebióticos para reforçar a flora intestinal. Pode fazê-lo através dos leites fermentados, como o kefir, ou dos iogurtes. 

Mantenha um peso corporal adequado. Pessoas abaixo ou acima do peso desejável estão mais susceptíveis a diferentes infecções.

Não se esqueça do descanso. Deve dormir sete a oito horas por noite para que o corpo consiga uma recuperação eficaz, todos os dias. •

Receitas

Abóbora assada no forno com canela

Ingredientes

1 abóbora manteiga Azeite q.b. Sal q.b. Canela q.b Pimenta-de-caiena q.b.

Preparação

Corte a abóbora ao meio e limpe as sementes. Corte-a em cubos e de seguida passe por água. Disponha os cubos num tabuleiro, com um pulverizador, borrife com azeite. Polvilhe com um pouco de sal, pimenta caiena e canela. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 15 minutos ou até estar com uma textura tenra. Sirva a acompanhar uma porção de carne ou peixe assado ou grelhado.

 

Escondido de kefir com romã e nozes

Ingredientes

1 copo de kefir preparado em casa ou de compra (também pode usar iogurte natural) 1 chávena de café de nozes Meia romã

Preparação

Coloque metade do kefir/iogurte num frasco prático para transportar. Depois de descascada a romã, deite as sementes e volte a colocar uma camada de kefir/iogurte por cima da romã. Pique as nozes em pedaços pequenos e cubra na totalidade o kefir/ iogurte. Está pronto a comer.

 

Artigo Revista Sauda Novembro 2019


Imprimir   Email