Dicas para uma boa noite de sono para o seu filho.

Dicas para uma boa noite de sono para o seu filho.

Dá saúde e faz crescer

Dicas para uma boa noite de sono para o seu filho.

Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer. Quem conhece este provérbio? A verdade é que uma boa noite de sono é importante em qualquer idade. No entanto, é particularmente essencial durante o desenvolvimento.

Passamos pelo menos um terço da vida a dormir. Parece muito mas o cumprimento do número de horas de descanso recomendado para cada idade não deve ser descurado:

Padrões de sono (Valores médios recomendados) Recém-nascidos 14-17 Bebés 12-16 Crianças 1-2 anos 11-14 Crianças em idade pré-escolar (3-5 anos) 10-13 Crianças em idade escolar (6-12 anos) 9-12 Adolescentes 8-10 Adultos 7-9 Idosos (+65 anos) 7-8

Durante o sono são produzidas hormonas (substâncias químicas) envolvidas no crescimento, no combate a infecções e na regulação da utilização da energia no dia- -a-dia. A ausência de um sono reparador diminui a concentração e a produtividade. Pode ainda contribuir para o desenvolvimento de problemas de saúde como obesidade, excesso de peso, doenças cardíacas e diabetes.

O seu filho dorme o suficiente? Procure estar atento a alguns sinais:

• está cansado com frequência, tendo dificuldade em levantar-se à hora devida

• adormece durante o dia

• tem dificuldade em concentrar-se

Dicas para uma noite tranquila Se acha que o seu filho dorme pouco comece por explicar-lhe a importância do sono. Fazê-lo perceber que a hora de deitar é imposta para que cresça de forma saudável poderá serum bom primeiro passo. Além disso, há algumas dicas, para além de contar carneirinhos:

• Crie no quarto um ambiente confortável, com pouca luz, pouco ruído e temperatura amena

• Procure impor uma hora fixa para o seu filho se deitar, que deve ser igual todos os dias, mesmo ao fim-de-semana

• Ao jantar, evite refeições demasiado pesadas ou doces

• Não promova a televisão no quarto nem a utilização do telemóvel, tablet ou jogos electrónicos, pelo menos 30 minutos antes da hora de deitar. Incentive a leitura de um livro. Se o seu filho ainda não souber ler, aproveite e crie um momento com ele, lendo-lhe em voz alta. •


Imprimir   Email